domingo, 22 de março de 2009

Coaching

Hoje as empresas e as organizações, sobretudo as que têm como recurso principal o conhecimento, estão em mudança. O elevado nível de instrução dos profissionais faz com que os tradicionais modelos de chefia em que um mandava e o outro obedecia estejam ultrapassados. Estamos então a passar de um sistema de organizações complexas e pessoas simples, para outro de organizações simples com pessoas complexas e capazes de apostarem no seu próprio desenvolvimento com o apoio da empresa em que trabalham. Isto resulta para o bem do seu emprego actual e possíveis empregos futuros.
O “coaching” tem assim como objectivo ajudar a pessoa a revelar as suas potencialidades para desempenhar melhor as suas funções. Contribui para o autoconhecimento e auto desenvolvimento.
Pode ser comparado em certa medida à psicoterapia na medida em que esta também tem como objectivo ajudar as pessoas a encontrarem em si próprias as soluções para os seus problemas. Uma diferença importante é que normalmente as pessoas que procuram o apoio psicológico estão em sofrimento o que não acontece necessariamente com as pessoas a quem o coaching se destina.

1 comentário:

cidadania activa disse...

Muito bem! Vale a pena tentar compreender melhor o coaching, nos tempos que correm...

Continuamos a acompanhar as futuras publicações do Manuel!

A Formadora de CP1.