domingo, 15 de março de 2009

Sobre Ética Moral e Política

Ao contrário de outros seres, vivos ou inanimados, nós os seres humanos podemos "inventar" e "escolher" em parte, a nossa forma de vida. Podemos optar pelo que nos parece bom, quer dizer, conveniente para nós, relativamente ao que parece mau e inconveniente. E como podemos inventar e escolher, podemos enganar-nos, que é uma coisa que não costuma acontecer a seres como as abelhas ou as formigas nas suas actividades inatas. Assim, devemos procurar adquirir um certo saber viver que nos permita acertar. Esse saber viver ou "arte de viver" é aquilo que se chama ética.
"Moral" é o conjunto de condutas e normas que os indivíduos aceitam como válidas; "ética" é a reflexão sobre o porquê de as considerarmos válidas, bem como a sua comparação com as outras "morais" assumidas por pessoas diferentes.
Como se relacionarão a ética e a política?Quanto à finalidade elas parecem ser fundamentalmente aparentadas: trata-se em ambos os casos do problema de "viver bem". A ética é a arte de escolher o que mais nos convém para vivermos o melhor possível; o objectivo da política é organizar o melhor possível a convivência social para que cada um possa escolher o que lhe convém. Como ninguém vive isolado, quem tiver preocupações éticas, não pode alhear-se da política. Contudo há diferenças importantes entre ética e política, A ética ocupa-se do que a própria pessoa faz com a sua liberdade, ao passo que a política tenta coordenar da maneira mais benéfica para o conjunto aquilo que muitos fazem com as suas liberdades.
Quem deseja uma vida boa para si próprio, de acordo com o projecto ético, tem também de desejar que a comunidade política dos homens assente na liberdade, na justiça e na assistência.

Sem comentários: