sexta-feira, 27 de março de 2009

Moral e Etica.



Actividade 1

A) Função Vinculativa – está ligada a uma observação regida através de leis que um indivíduo tem de cumprir. Estas leis servem para pautar o comportamento das pessoas em grupos, associações, empresas e na relação social. Quando não são cumpridas estas ordens, existem sanções que são aplicadas para garantir o bom funcionamento do grupo, associação, etc. Estas sanções servem como exemplo para que as leis sejam cumpridas, sanções que podem chegar mesmo ao nível judicial. (exemplo: pagamento de coimas, cadeia, etc.)

Função Reguladora – Tem por base regular as acções do “Homem”, orientá-lo a agir de boa fé, de acordo com o que é suposto fazer; depende especificidade do grupo em que se está inserido mas esta função tem como objectivo ajudar o indivíduo a agir “bem” em função da nossa moral e ética. Aqui não há leis ou ordens e as sanções não são judiciais apenas quando falhamos podemos perder algo ou ser chamados à razão. Por vezes pensamos que como não temos nenhuma sanção judicial que não ficamos a perder em nada mas enganamo-nos porque se pode perder mais assim. (exemplo: perda de confiança, ausência de fidelidade, etc.)

B) Reflexão – Penso que os códigos têm um valor importantíssimo na nossa sociedade. Vêm ajudar cada indivíduo a saber o que é suposto fazer em determinadas situações, o que vem assegurar o bom comportamento e que assegura também que todos nós agiremos de boa fé para o bom funcionamento dos diversos grupos (empresas, associações, sociedades, etc.).

Através da função reguladora pautamos as nossas acções e temos alguma liberdade de escolha; através da função vinculativa cumprimos leis e ordens para o bem comum, não violando ma liberdade de ninguém.

Acho bem a aplicação de sanções, pois só assim é que asseguramos (e não por completo) que se cumpram as regras.

Finalizando, acho que os códigos deontológicos vieram ajudar e muito as pessoas a saberem estar e corresponder às expectativas dos outros.

Sem comentários: