quarta-feira, 4 de março de 2009


1 - A Ética é o juízo que cada ser Humano faz para distinguir o certo do errado, o bem do mal, havendo no entanto uma série de princípios éticos que são como o "caminho" que nos leva a ter a filosofia moral, que nos facilita a vida em comunidade.


O que acontece é que cada instituição, cada agrupamento segue funções diferentes, segue funções que vinculam os seus membros, o que faz com que cada um obedeça a uma série de normas, regras, deveres, que têm que ser respeitados para que o trabalho seja disciplinado, orientado, lógico sempre com o objectivo de respeitar o parceiro e o grupo profissional. Na irresponsabilidade da cessação destas, ocorre uma sanção para o seu incumprimento.


Outra função é a função reguladora mas esta muito mais liberal, isto é, uma função que apenas certos grupos escolhem de modo a permitir aos seus membros terem a liberdade de escolha das atitudes, decisões a tomar, segundo os seus próprios princípios éticos. É um instrumento consultivo.


2 - Como sabemos à partida quando se fala de ética e moral, o senso comum associa a processos filosóficos com o mesmo significado, nunca, no entanto, com a consciência que são conceitos que se aplicam a nós próprios, a cada um de nós e não ao "nosso" vizinho do lado, aquele que para nós é sempre o culpado de tudo o que acontece no "nosso" prédio.


O que acontece é que nos dias de hoje cada um de nós é educado para ser individualista, o que quando as pessoas tentam conviver umas com as outras acaba por não resultar porque a nossa sociedade está a educar pessoas sem princípios, sem escrúpulos que se preocupam apenas com o seu bem estar. É tão triste isto acontecer principalmente quando ouvimos diariamente organismos que "supostamente" em vez de nos falarem em ética e moral, deveriam incentivar a que esta se sinta e execute, deveriam incentivar o bem estar das comunidades que apenas se sentem realizadas quando lidam com outras pessoas porque a essência humana reside exactamente na descoberta que cada pessoa faz de si mesma e dos outros.


Cada um de nós deveria nas suas acções ter a consciência de que são o eco da responsabilidade e o respeito pelos outros.

1 comentário:

cidadania activa disse...

Texto com boa apresentação.

Parabéns pela primeira publicação no nosso blogue!

A formadora de CP1