segunda-feira, 30 de março de 2009

codigo deontológico dos jornalistas


As múltiplas questões suscitadas pela relação entre jornalistas e fontes de informação fazem parte das mais recorrentes preocupações desta classe profissional.
A relação entre os jornalistas e as fontes de informação é, sabido por muitos, que uma das facetas do trabalho jornalístico mais sensíveis e a questões do domínio ético, tanto mais que ela consiste, grande parte das vezes, numa relação entre duas pessoas concretas, mas com papéis e objectivos diversos
Os jornalistas portugueses regem-se por um Código Deontológico que aprovaram em 4 de Maio de 1993, numa consulta que abrangeu todos os profissionais detentores de Carteira Profissional. O texto do projecto havia sido preliminar mente discutido e aprovado em Assembleia Geral realizada em 22 de Março de 1993.
"Diário de Notícias", seguinte declaração do Sr. Presidente da República:"Os jornalistas devem procurar um novo equilíbrio, entre a justiça e os media (...) Um equilíbrio fundamental para a saúde da democracia."
Encontrei uma notícia na Internet que nas palavras do professor universitário José Rebelo, diz o seguinte:"Os jornalistas devem cultivar dentro da classe um maior respeito pelos limites da sua profissão (...) " e a notícia continua com uma informação com a qual concordo plenamente:"O trabalho precário nas redacções leva a que as questões deontológicas sejam ultrapassadas, porque andam todos à procura da notícia e os jornalistas podem acabar por sujeitar-se a todo o tipo de situações."

Sem comentários: