segunda-feira, 9 de março de 2009

COACHING

O que é o Coaching?

É uma oportunidade de reflectir sobre as experiências e sobre as competências adquiridas ao longo da vida, em contextos formais e informais de aprendizagem e de trabalho.


Mecanismos Coaching
Áreas de actuação no indivíduo como recurso dinamizador da mudança

Quais são os ingredientes do Coaching?

O processo de Coaching é crucial para ajudar os estudantes a identificarem e a potenciarem as suas experiências, académicas ou não, incluindo por exemplo experiências de trabalho em part-time ou experiências de aprendizagem em contexto de trabalho. Deste modo, constitui uma ferramenta valiosa para sustentar o reconhecimento e o desenvolvimento das competências transversais. O coaching tem um marcado carácter processual, em que, mais importante que um “diagnóstico” de uma excelente participação, em que haja uma identificação inicial de aspectos a desenvolver/ melhorar (há sempre aspectos que podemos melhorar!), e uma promoção e monitorização desses aspectos ao longo do período do Projecto, de modo a que, no final, seja possível encontrar uma evolução dessas competências iniciais que confirme a eficácia do envolvimento activo no próprio projecto.

O Coaching é então um processo...

Participado – envolvendo intensamente todos os seus destinatários que assumem directamente a responsabilidade de construção e/ou monitorização do seu próprio processo;

Dinâmico e evolutivo – sustentado em metodologias de participação activa e focalizado na evolução observada entre dois ou mais momentos;

Introspectivo e reflexivo – implicando uma auto descoberta e auto-avaliação de competências adquiridas ao longo da vida nos seus mais diversos contextos; no caso das organizações, implica a reflexão sobre as suas próprias práticas, consentidas, assumidas ou partilhadas pelos elementos interlocutores;

Multidisciplinar – envolvendo diversos intervenientes, com diversas contribuições para o processo;

Abrangente – englobando todo o tipo de competências, independentemente da sua origem, passíveis de serem mobilizadas ou desenvolvidas pelo projecto, por parte de todos os seus participantes;

Directamente relacionado com a avaliação – partindo de um diagnóstico e apurando resultados observáveis nas competências.

As sessões de Coaching são constituídas por processos de auto-avaliação, de aconselhamento, e de apoio à demonstração da aquisição de competências-chave, em pontos críticos de todo o percurso académico.
Parte-se de uma auto-avaliação das competências-chave, através de um questionário de auto-relato, em que os formandos são convidados a fazerem uma reflexão sobre o posicionamento actual face ao perfil de competências . Esta auto-avaliação promove a própria consciência e apropriação desse perfil em termos de objectivos pessoais a alcançar.

Qual o papel do Coach?

O coach terá o papel de ir conduzindo e acompanhando o processo de auto-avaliação, o que implica também ir aprofundando a informação fornecida, pelo que vai colocando questões suplementares sempre que necessário, no sentido de promover a auto-reflexão e a auto-avaliação relativa às competências em análise.

1 comentário:

cidadania activa disse...

Um óptimo contributo para esclarecimento acerca do Coaching!

Formadora de CP1