terça-feira, 30 de junho de 2009


O Desporto é definido como uma actividade educativa onde permite o desenvolvimento das suas mobilidades motrizes e psicomotores, contudo, actualmente existe um grande interesse de novas pesquisas sobre qual o treino adequado e as estratégias para auxiliar, tanto técnica quanto fisicamente o atleta, na aquisição de habilidades específicas da modalidade. O objectivo deste trabalho é mostrar o benefício que traz o desporto de alta competição através de aplicação do treino adequado no sentido de preservação do atleta, respeitando a complexidade, variabilidade, diversidade, individualidade e continuidade das actividades
Desde o fim do século XIX, altura em que despontou para o mundo, o desporto competitivo cresceu e sofreu várias transformações conceptuais não havendo dúvidas que hoje, atingiu grandes patamares a nível da ciência. Não há dúvidas também que, o desporto competitivo é uma indústria na qual gravitam milhões de euros.Nos últimos 50 anos o desporto competitivo não só se transformou numa diversão, mas também fez e faz crescer outras áreas da sociedade como a economia e a política interpretando da melhor forma as visões de geopolíticos consagrados. Com uma divisão multipolar do mundo, o desporto mais do que qualquer factor envolve regiões, pessoas e nações, fazendo parte da sua cultura.
É importante também focar o princípio da ética no Desporto, pois, ultimamente, temos verificado frequentemente situações relativas à violência associadas à prática desportiva, para além do uso de doping/drogas, etc.
Tem feito parte do mundo da modernidade a crença na possibilidade e a ambição do estabelecimento de uma ética universalista. Como parte desta tradição, o desporto, no mundo olimpico, tem advogado a existência de "valores éticos fundamentais universais" (IOC,2001:1). Este universalismo pressupôs a construção de uma ética da prática desportiva também universal destinada a transformar o desporto em uma actividade moralmente boa. Neste contexto, a ideia de fair Play como uma codificação de comportamentos tornou-se um ideal dominante e um valor de controle para o desporto moderno. Contudo, na dimensão do desporto de rendimento e do desporto espectáculo, tem ocorrido uma crescente ocorrência do uso de substâncias dopantes no ambiente de alta competição.

Sem comentários: