terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Ética e Deontologia - Respostas à ficha 1

- Função vinculativa: tal como o nome indica trata-se de um código com vínculo de caracter obrigatório, todo o individuo que faça parte de determinado grupo, associação ou empresa onde exista este tipo de código, deverá cumprir as normas e regras impostas pelo mesmo, sob pena de poderem ser aplicadas sanções até a nível judicial.

- Função reguladora: tem como objectivo orientar, regular as condutas de cada indíviduo por forma a evitar excessos daquilo que está pré-definido como norma, impedir abusos ou faltas de respeito, não se admitem exageros nem defeitos, no entanto cada um terá liberdade de escolher a melhor opção e espera-se que de acordo com a sua "boa moral" e consciência. As sansões não são de caracter judicial, apenas uma chamada de atenção, que em alguns casos poderá trazer repercusões de algum modo negativas, como por ex. exclusão do grupo, afastamento dos clientes, perda de credibilidade, etc.



Reflexão:

Como todos nós sabemos, todos os códigos deontológicos são criados tendo por base a Declaração Universal dos Direitos Humanos, sendo depois adaptáveis às especificidades de cada grupo.

Estes códigos servem muitas vezes para nos ajudar a orientar em situações problemáticas, em grandes dilemas de consciência, quando não sabemos como agir, se em função da nossa ética, de acordo com a nossa consciência e os nossos princípios, ou de acordo com a nossa moral, em consciência com aquilo que deverá ser mais correcto a nível social e colectivo.

Pessoalmente, penso que estes códigos só terão valor se cada um de nós actuar, decidir e/ou agir com rigor e transparência, factos raros nos dias de hoje em que estamos cada vez mais egoístas, gananciosos e mais virados para o superfulo, não nos preocupamos com o impacto que as nossas acções poderão ter no outro, cada vez menos existe a questão da moral e bons princípios. Penso que tudo deverá começar nas nossas casas, pelos princípios que os nossos avós nos ensinaram e depois aprender a adequá-los ao nosso crescimento tanto a nível pessoal como profissional.

Gostaría de ver mais rigor nas decisões politicas e sansões adequadas aos crimes economico-financeiros a que assistimos diariamente, mas não, parece que andamos todos cegos!!!Será que existe algum código deontológico dos politicos??Não me parece.

1 comentário:

cidadania activa disse...

Boa publicação!

Bons tópicos de reflexão com pertinentes interrogações.

Formadora de CP1